É pro meu TCC #2 – Autismo na educação: mediar para integrar

Capa do episódio 02: Autismo na Educação: mediar para integrar

Neste segundo episódio da série “É pro meu TCC”, conversamos com a Lorena Magalhães, recém-formada no curso de Pedagogia da UFRJ. Ela nos contou sobre sua trajetória acadêmica, sobre a escolha do curso de Pedagogia, até como chegou ao seu tema de pesquisa e o caminho que percorreu entre a elaboração, escrita e defesa de seu TCC – o trabalho de conclusão de curso. Nessa série, com ajuda de nossos convidados, desmistificamos o famoso TCC e mostraremos como todo o seu processo pode ser transformador.

Material complementar:
Monografia da Lorena: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA), da Faculdade de Educação da UFRJ. Instagram:@limdaufrj

Conversa sobre educação inclusiva, do canal da Secretaria de Educação de São Joaquim de Bicas/MG com a professora Sandra Cordeiro de Melo, orientadora da Lorena na monografia e coordenadora do LIMDA.

Reportagem da Band Rio sobre a luta de uma mãe para conseguir uma escola com mediador escolar e a importância desses profissionais para a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar.

Nossa sugestão de podcast:
Aqui Tem Ciência – Inclusão escolar de pessoas autistas

Yasmin Abreu